Através desse blog visamos divulgar as atividades desenvolvidas no curso das TICs e a importância do mesmo para nossa aprendizagem. Juarês Alencar Pereira

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quem sou eu como professor aprendiz?

Como diz o poeta compositor Gonzaguinha em uma de suas belíssimas músicas “Viver e não ter a vergonha de ser feliz... na beleza de ser um eterno aprendiz.” Realmente a vida é um eterno aprendizado principalmente agora com todas as inovações tecnológicas que vem acelerando as transformações no mundo atual.
Aprendemos desde que nascemos, dos primeiros momentos de vida e continuamos a aprender até os últimos dias de nossa existência. Quando falo em aprendizagem não me restrinjo apenas ao saber formal adquirido nas bancas das nossas escolas, refiro-me ao saber mais amplo que adquirimos com a experiência e com as necessidades do dia a dia, pois sempre nos deparamos com situações inovadoras que requer de nós disposição e interesse na busca de novos conhecimentos e metodologias. Nessa busca é que descobrimos que precisamos rever o que sabemos e o que precisamos saber mais.
Com relação às inovações tecnológicas tenho muita dificuldade em assimilar esses novos conhecimentos mas procuro aprender, sempre que tenho oportunidade participo de cursos e com humildade procuro os colegas para tirar todas as dúvidas com relação a essas novidades para aplicar e obter maior rendimento no meu trabalho e das pessoas envolvidas.
Somos conhecedores que as tecnologias nos trazem uma gama de informações e oportunidades que se usarmos em nosso favor só temos a ganhar porque facilita o acesso ao conhecimento e possibilita novos instrumentos de trabalho para inovação da nossa prática pedagógica. Não Podemos ficar para traz diante de tamanha evolução, sabendo que caminhamos para o mundo da informatização e que aqueles que não atentarem para essas mudanças ficarão a margem do conhecimento e das oportunidades futuras do mercado de trabalho no acelerado mundo das tecnologias. Por essa razão procuro sempre conhecer e me adequar a essa nova realidade que faz parte do dia a dia de todos nós, passando a ser uma necessidade indispensável em nossa vida.
Os avanços tecnológicos só vem contribuir para agilizar o processo de ensino e aprendizagem, pois facilita aos professores e alunos o acesso ao conhecimento através da internet que disponibiliza a pesquisa, músicas, vídeos, textos, obras literárias, etc. Como também disponibiliza a criação de páginas eletrônicas como sites, blogs, twiter e também sites de relacionamento pessoal, salas de bate papo, msn, orkut e outros, são ferramentas que muito tem contribuído para o meu contato e familiarização com as novas tecnologias.
Todos esses meios quando direcionado e bem aproveitado poderá contribuir diretamente para o desenvolvimento em nossos alunos das competências e habilidades da leitura, escrita e produção textual, assim como o uso constante em bancos, comércio, etc, pois tudo hoje está sendo informatizado.

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto, parabéns. Concordo plenamente que a tecnologia oferece importantes ferramentas para o trabalho do educador. O que devemos é nos apropriar desses recursos e utilizá-los

    ResponderExcluir