Através desse blog visamos divulgar as atividades desenvolvidas no curso das TICs e a importância do mesmo para nossa aprendizagem. Juarês Alencar Pereira

terça-feira, 25 de maio de 2010

Hipertexto

De acordo com a Wikipédia o termo que remete a um texto digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens, sons cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links.
Quando nos referimos ao termo hiper, temos a idéia voltada para algo muito grande. Tive a mesma impressão quando vi pela primeira vez aqui sobre o hipertexto, mas logo pude perceber que não se tratava disto e que não estava relacionado diretamente ou tamanho do texto e sim as opções de informações linkadas a ele, que nos permitirá uma ampliação do nosso conhecimento navegando nas opções oferecidas pelo mesmo sem ter necessidade de sair da página acessada. O hipertexto vem então favorecer a sua própria compreensão sem ter que sair dele em busca de pesquisas através de outros meios.
No mundo da informatização vemos que este é mais um recurso disponível que está ao nosso alcance e que precisamos conhecer mais para estarmos desfrutando desses mecanismos que a informática nos possibilita para que possamos ganhar tempo e qualidade em nossas atividades. Esta é mais uma descoberta significante para mim no mundo do conhecimento digital. Vejo então o quanto esse curso das tics vem nos propiciar novos conhecimentos e mais ainda, revelar o quanto temos a aprender e que o que sabemos é irrisório diante da dimensão das inovações tecnológicas que estão por ai.
O hipertexto funciona mais ou menos como uma empresa que tem a matriz e várias filiais, sendo que essas trabalham com ramos de negócios diferentes, mas estão ligadas a uma central, ou seja, a sede, para onde são revertidos seus lucros garantindo a sua sustentação e o seu crescimento. No hipertexto temos o texto principal e ligado a este temos as opções de apoio que são os links com vídeos, músicas, gravuras, etc. que darão suporte para uma maior compreensão do mesmo.

3 comentários:

  1. Juarês, para mim também é uma novidade no mundo virtual o hipertexto. É interessante quando você diz na questão da qualidade e de ganhar tempo. São fatores realmente essenciais que esse instrumento vem contribuir significativamente, mas as atividades com estes recursos precisam ser bem dirigidos para que os resultados sejam satisfatórios.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, Juarês, essa comparação da estrutura do hipertexto com uma empresa e suas filiais. Podemos ir ainda mais além nessa comparação. O hipertexto funciona como uma empresa participativa, que possibilita aos seus funcionários e clientes(autores e leitores) participação na produção, na escolha (percorrendo trajetos de seu interesse), melhoramento do produto(comentários e até mesmo reelaboração de informações) e nos lucros(interação e conhecimento). E isso é o que mais nos atrai, atuarmos como participantes ativos na construção do nosso próprio conhecimento a partir de um ambiente atrativo e organizado de forma a nos possibilitar a aquisição de informações e a comunicação.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal quando enfatiza o "mundo da informatização". Me fez perceber a importancia da qualificação do professor no que diz respeito a informatização, para que assim o mesmo venha a transformar os conteúdos existentes na internet e no próprio computador em conhecimento para seus aluno, auxiliando assim nas pesquisas e levando novos elementos para compor sua aula.
    Parabéns,

    Lúcia

    ResponderExcluir